Saneamento no Pari em 1890

Sabesp a caminho dos 40 anos

 13/02/2012 às 13:50

No início de 1890, uma epidemia de cólera, que assolava Santos e Campinas, levou o Governo do Estado de São Paulo a alertar sobre o perigo de despejar esgoto nos rios urbanos.

A Estação Elevatória de Esgoto (EEE) Ponte Pequena é a primeira estação de bombeamento de esgoto, da cidade de São Paulo. O objetivo era impedir que os esgotos retornassem aos bairros mais baixos. O prédio, tombado em 2011, é Considerado um marco do saneamento paulista

A obra foi construída por meio de técnicas inglesas, na década de 1930, pelo engenheiro João Pedro de Jesus Netto. Recebia os esgotos das regiões do Pari, Brás e Mooca durante todo o início do século XX.

Durante o período de sua utilização, apesar de ter tido seus equipamentos gradativamente modernizados, não sofreu qualquer alteração em sua construção original, mesmo quando foi ampliada.

Em setembro de 2011 foi tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico). A usina é considerada um patrimônio histórico e cultural do Estado de São Paulo. Por esse motivo é importante recuperar e preservar sua edificação, assim como todos os documentos que se encontram em suas instalações.

A estação funcionou até 1984, quando passou a abrigar o Museu do Saneamento, desativado poucos anos depois. No futuro, a Sabesp, pretende abrigar um novo museu, O Espaço das Águas, com foco em saneamento e meio ambiente.

Deixe um comentário