JORNAL DO BRÁS FALA DO DR. JOÃO THEODORO

Eduardo Martellottajoao teodoro

 

No último dia 31 de outubro, foram completados 136 anos do falecimento de João Teodoro Xavier de Matos, que dá nome a uma das mais importantes ruas da região Brás/Pari.

João Teodoro nasceu em Mogi Mirim a 1º de maio de 1828, formou-se em Direito, e foi presidente da província de São Paulo, de 21 de dezembro de 1872 a 30 de maio de 1875, durante o período imperial, e promoveu importantes reformas no traçado urbano da cidade de São Paulo.

Foi também promotor público e procurador da Tesouraria da Fazenda. João Teodoro faleceu em São Paulo a 31 de outubro de 1878.

Grifes famosas, lingerie e manequins

A denominação desta rua foi sugerida no dia 14 de janeiro de 1875 (antes do seu falecimento) pelo então presidente da Câmara Municipal, Dr. Ernesto Mariano da Silva Ramos.

A rua começa na esquina com a av. Tiradentes, no bairro da Luz, cruza a avenida do Estado, chega ao Pari e passa por esquinas famosas do Brás, como Barão de Ladário, Miller, Maria Marcolina e Silva Teles – aqui o seu término, onde está a Praça República da Coreia.

Na João Teodoro, estão a Polícia Militar (CSM/Subs), Batalhão da Rota (Tobias de Aguiar), o Liceu de Artes e Ofícios, shoppings, importantes lojas de manequins, de grifes famosas e de lingerie.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário