MISSA DAS NOVE NO PARI

Domingo pela manhã fui à Missa na querida Igreja Matriz de Santo Antonio do Pari.

Ali , o lugar de tão belas lembranças, claro, também de tristes momentos onde pranteamos parentes e amigos nas cerimonias de sétimo dia de pessoas que nos foram caras.

Casamentos, batizados, procissões, orações quietinho no silêncio , num encontro com Deus.  Acompanhado de entes queridos , vizinhos, vivi momentos de profunda fé e amizade.  Momentos de grande reflexão , de cultura, embevecido por homilias dos mais diversos freis, muitos na realidade inspirados pelo Espírito Santo tal a eloquência em que se dirigiam  fiéis. Como entrar no templo de Santo Antonio do Pari e não nos lembrarmos de Frei Agostinho, de Frei Paulo Luig, que eu conheci bem idoso, Frei Gilberto, Frei Gilmar e de tantos e tantos outros, que sempre trouxeram tanta espiritualidade  ao povo pariense.

Enfim lá sinto-me em casa.

O Pari , hoje é uma verdadeira ONU, as mais diversas nações estão representadas no nosso bairro. Na missa das 9 , não é diferente.

Lá estava o bom e velho amico Aldo, as amigas de minha família as portuguesas Gilda e Maria Lígia, um grupo de cinco pré adolescentes , acompanhadas de um casal de adultos todos com trajes típicos bolivianos, um casal de árabes após ter comungado, dirigiu-se ao altar da Sagrada Família e rezaram com muita devoção e fizeram o Sinal da Cruz dos ortodoxos, um pouco diferente dos católicos romanos, em vez de mão direita espalmada e da esquerda para a direita, os dedos juntos e da direita para a esquerda, a Ministra da Eucaristia dona Neusinha, filha de espanhóis no seu trabalho incansável em divulgar a Palavra do Senhor às famílias parienses, enfim uma amostra do quão nosso rincão recebe cidadãos de vários países do mundo.

Dezesseis jovens seminaristas , já prestes a se ordenarem frades acompanhavam com  fervor as cerimonias religiosas dominicais.

Mas , um momento de grande alegria para mim foi ouvir o belo órgão de nossa igreja , ser tocado e muito bem por um dos seminaristas. Aquele som vibrante , dando um ênfase todo solene e especial `a  presença de Jesus naquele ambiente, claro que estava .

Por esse motivo meus queridos conterrâneos, estar no Pari é pura emoção.

Jayme Antonio Ramos

Anúncios

1 comentário a “MISSA DAS NOVE NO PARI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s