HOJE É O ANIVERSÁRIO DO NOSSO PARI !

torres-com-relogio

Na verdade o Pari não tem uma data de fundação. Uns dizem que  , 9 de novembro faz 440 anos. Outros defendem a tese de que, 10 de novembro o 436 o. ano de existência do nosso bairro. Outros da Velha Guarda, entre os quais me incluo, que nunca ouvimos dizer nada sobre esse aniversário.

Mas , vou procurar explicar. Há uns 30 e poucos anos , havia na rua Paulo Andrighetti quase na esquina da Silva Telles, perto da Sede do E. C. XII de Outubro, um jornaleiro que graças ao seu espírito reivindicador junto às autoridades, revelou-se um líder em todo o bairro. Seu nome, Antonio Francolino, polêmico, exaltado por uns, gozado por outros, movimentou o Pari. Várias causas que ele abraçou , como a luta contra as tentativas de desapropriações de largos trechos de nossa terra , por exemplo, foram dignas de elogio. Muito bem, Francolino , acompanhado de parienses que trabalhavam em órgãos oficiais, pesquisadores, historiadores, depois de muito trabalho descobriram nos anais da Câmara Municipal a mais antiga referência feita ao Pari.

Em vários livros, documentos ,havia em mapas, citações ao nosso lugar, porém a mais antiga era quase quatrocentenária. Esse foi o mote para Francolino trabalhar junto a empresários , políticos , altas autoridades para que se fizesse uma festa à altura do Pari quatrocentão. E assim foram celebradas várias festas com grande afluência de público, claro sempre no nosso querido Larguinho. E assim por vários anos foi celebrado com grande pompa o aniversário do bairro doce de São Paulo. É bom lembrar que esse apelido foi dado por um grande jornalista de Notícias Populares, o Ramão Gomes Portão, que levado pelas mãos de um colega seu de redação , o querido amigo pariense Laudo José Paroni, ficou encantado com o nosso torrão natal , que por sinal o Laudo chamava de República do Pari e colocou esse apelido carinhoso.

Hoje , o Pari , está mudando , para melhor ou para pior ? não sabemos , só que hoje ele é

um coroão de 436 anos forte , pujante, onde palpita o progresso, o dinamismo.

Eu  e  tenho certeza que a maioria de meus amigos, que somos parienses radicais, comemoramos o aniversário do Pary, como se grafava antigamente, hoje, dia 9 e também , dia 10.

É como diz a garotada de hoje , “vamo combiná?”, a partir de hoje a República do Pary faz dois aniversários, hoje e amanhã  e depois, tá legal assim? fechado? então tá bom , Parabéns para nós parienses pelos 436 ou 440 anos , isso não importa , isso só faz crescer o nosso amor pela nossa terra natal. Viva o Pari !!!

JAYME ANTONIO RAMOS

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s