PARI 436 ANOS !

Hoje , segundo uns , amanhã segundo outros, mas na verdade esta data é referente ao mais antigo documento sobre

o nosso querido Bairro Doce de São Paulo. Esta data foi descoberta em antigos documentos , por um saudoso pariense,

o Francolino, do qual já falamos pelas grandes batalhas em que ele se colocou à frente de nós , parienses.

Seja a data ou a quantidade de anos , 434 ou 436 , um abraço caloroso aos (às ) parienses, moradores e que trabalham no bairro ou

aos filhos da diáspora, espalhados por este mundo afora.

Espalhados , mas com aquela saudade imensa do nosso bairro, no qual viveram , amaram e até sofreram, mas sempre

levando um espírito e um caráter forjado pela convivência sadia , harmoniosa , que tiveram aqui neste pedacinho de

chão de menos de três quilômetros quadrados de área, porém imenso no amor, na sua história, na tradição.

História que vem lá atrás dos caboclos , filhos dos guaianás, que por aqui aportaram e para ganhar o seu pão ,trou-

xeram um costume milenar dos seus pais , o pari, que era uma cerca que faziam para melhor pescar nos rios que banham o nosso pedaço de chão.

Nesse momento iniciava-se  uma tradição que jamais foi ou será quebrada em nossa República do Pary, a do empreendedorismo.

Um bairro que cresce a olhos vistos e que temos certeza essas mudanças , deverão, quer queiram ou não, um bairro cada vez melhor e mais valioso.

Um Viva ao Pari e principalmente aos parienses, neste dia 9 de novembro !

JAYME ANTONIO RAMOS

4 thoughts on “PARI 436 ANOS !

  1. O Pari é um distrito situado na região central da cidade brasileira de São Paulo, a nordeste do chamado Centro Histórico da Capital. Apesar de sua posição geográfica voltada mais ao norte, pertence à Região Administrativa Sudeste da Capital, visto que o bairro integra a Subprefeitura da Mooca.
    Trata-se de um dos menores distritos da Capital, abrangendo o bairro do Canindé, onde se situa o estádio da Associação Portuguesa de Desportos e o Shopping D. O bairro possui também a sede da CEFET-SP. Tradicionalmente a comunidade do bairro participa dos desfiles de Carnaval com a sua Escola de Samba Colorado do Brás.
    O distrito é atendido pela Linha 1 (Azul) do Metrô de São Paulo, que passa dentro de seus limites, embora não haja nenhuma estação ali. Porém, quem freqüenta o bairro pode se utilizar da Estação Armênia, que fica a três quarteirões do Estádio do Canindé, por exemplo.
    Apesar de ser um distrito relativamente pequeno (possui 2,75 km²), suas ruas são largas e asfaltadas, sendo que algumas possuem canteiro central com vegetação. Por ocupar a várzea do Rio Tietê, é um bairro quase inteiro plano, sendo também considerado um bairro “baixo”, pois em sua área existem muitos poucos prédios acima de quatro andares, sendo predominantes as casas, prédios de dois ou três andares, além de vários galpões e garagens de ônibus no. Largo do Pari(Feirinha da Madrugada)e Galpão da Associohorti na rua Sta Rosa http://www.panoramio.com

    O Pari é um bairro antigo da cidade de São Paulo, cravado entre os rios Tamanduateí e Tietê. Formou-se em fins do século XVI e tem uma história interessante em torno do seu nome: pari era uma cerca de taquara ou cipó, estendida de mar a mar para pescar peixes[2]. No caso, eles eram pescados principalmente nos rios Tietê e Tamanduateí, que ficavam próximos e eram rios piscosos, próprios para a instalação de “paris”. Constituído essencialmente por pescadores, seus habitantes eram formados por índios, portugueses e mamelucos. Situado em uma região de alagamentos, Pari foi uma parte importante para a sobrevivência e o crescimento da cidade durante seus primeiros séculos, enquanto a alimentação dos moradores era resultado da pesca.
    Em 1867, foi inaugurado, pela São Paulo Railway, um pátio ferroviário denominado Pari, hoje erradicado, que auxiliava nas manobras e na estocagem dos materiais que não podiam permanecer na Estação da Luz, possuindo também uma pequena estação de embarque e desembarque de mercadorias. Porém, apesar do nome, o pátio situava-se fora do atual distrito, entre as atuais ruas São Caetano, Monsenhor Andrade, Mendes Caldeira e a Avenida do Estado, no Distrito do Brás. Neste distrito, também também se situa o denominado Largo do Pari, logradouro da confluência da Avenida do Estado com a Rua Santa Rosa e, por aí, se percebe que a delimitação do distrito não respeitou a antiga compreensão que se tinha do Bairro do Pari.

    No início do século XX, a cidade de São Paulo, passa por um intenso processo de urbanização e a vinda de um grande fluxo de imigrantes europeus. O Pari por ser um bairro operário, recebe grandes contigentes de italianos, espanhóis, portugueses e gregos, nesse período os imigrantes italianos, nos fins de semana, ocupavam a praça Padre Bento, para cantar e dançar a “tarantela”. Para tentar acabar com os constantes transbordamentos nos arredores do rio Tamanduateí, a prefeitura mandou, em 1908, solevar uma grande extensão da várzea do rio. Foram cobertos com dois metros de terra as planícies do Brás, passando por Pari, até a Mooca. Na década de 1940, sírios e libaneses passam a integrar o bairro multi-étnico.
    Nos anos 60, assim como toda a região central de São Paulo, o Pari passou por um processo de degradação e esvaziamento populacional, na década de 1980 o bairro passou a abrigar um grande contingente da colônia coreana e, a partir da década de 1990 o bairro começa a receber um grande número de imigrantes bolivianos, que se reúnem aos domingos na praça Kantuta. Nos últimos anos do século o bairro mudou seu perfil urbano, e suas antigas fábricas passaram a ser substituídas por novos empreendimentos residenciais.
    Atualmente o bairro do Pari é conhecido como um dos maiores polos da indústria de confecções do país, sendo visitado diariamente por consumidores vindos de diversas regiões do Brasil e até do exterior, para adquirir confecções e produtos de vestuário nas centenas de lojas que comercializam tanto no atacado como no varejo, localizadas principalmente nas ruas Silva Teles, Maria Marcolina, Oriente entre outras, se estendendo até o bairro do Brás, formando com o comércio deste bairro vizinho um único centro comercial.

    A paróquia Santo Antônio do Pari foi fundada no dia 2 de fevereiro de 1914, por dom Duarte Leopoldo e Silva, e seu primeiro pároco foi o português Frei José Rolim. Proprietário de terrenos no bairro, Arthut Vautier, vendo o esforço e o trabalho de Rolim, doou um terreno para a construção de uma igreja. A matriz de Santo Antônio do Pari começou a ser construída em agosto de 1922 e foi entregue à população em 13 de junho de 1924. Na madrugada de 14 de junho de 2006, um incêndio destrói uma das torres e a totalidade da ala direita da igreja. A igreja atualmente passa por um processo de restauração.

    Iniciou suas atividades em 3 de fevereiro de 1919, com o nome de Escola Parochial José de Anchieta, por iniciativa de Frei Olivério Kraemer, Franciscano, vigário da Paróquia Santo Antônio na época. Prestou um grande serviço a comunidade, ensinando gratuitamente milhares de filhos de imigrantes operários. No início, ensinava crianças de 6 a 10 anos em um pequeno espaço na rua Maria Marcolina.

    A história da escola se inicia em 1978 quando é fundada a primeira unidade na avenida Cruzeiro do Sul, na época o projeto da escola era centrado em abrigar e dar ensino à estudantes que eram órfãos e/ou dependentes de militares. Com o passar do tempo devido ao número de vagas existentes na instituição o colégio passou a dar ensino para qualquer aluno.

    Gostar

  2. Prezado Sr. Jaime, boa tarde!!!

    Gostaria de saber se Vsa. tem uma relação de parienses natos, ou seja, que nasceram mesmo no Pari, nas casas, hospitais do próprio bairro mesmo. O tema Pari fará parte de minha tese de doutorado. Caso Vsa. possa colaborar comigo, favor encaminhar suas valorosas contribuições para o meu endereço: fernado.mathias2012@hotmail.com

    Gostar

Deixe um comentário